Ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não - Ayrton Senna
Parcerias
Perda de Carga. O que significa ???

PERDA DE CARGA

Perda de Carga seria uma restrição à passagem do fluxo do fluido dentro da tubulação. Esta resistência influenciará diretamente na altura manométrica de uma bomba (H) e sua vazão volumétrica (Q), e  a diminuição da eficiência, no nosso caso, da Bomba.  Em resumo, neste caso, haverá  um aumento de potência consumida.

Isto ocorre sempre que um fluido se desloca no interior de uma tubulação devido ao atrito deste fluido com as paredes internas desta tubulação,  ocorre também uma turbulência do fluido com ele mesmo, este fenômeno faz com que a pressão que existe no interior da tubulação vá diminuindo gradativamente à medida com que o fluido se desloque, esta diminuição da pressão é conhecida como “Perda de Carga (∆P)”

Velocidade

Da mecânica dos fluidos sabemos que quanto maior a velocidade de um fluido dentro de uma tubulação maior será a perda de carga deste fluido. Desta forma podemos concluir que para diminuirmos a perda de carga basta diminuir a velocidade do fluido.                                           

A relação entre a vazão volumétrica e a velocidade pode ser escrita como:  v = Q / A

Onde:

Q = Vazão volumétrica (m3/ s)

V = Velocidade do fluido dentro da tubulação (m / s)

A = Área interna do Tubo (m2)

Mas velocidade menor para mantermos uma mesma vazão volumétrica (Q) será  necessário utilizar tubulações de maior diâmetro.

Portanto, existe uma tabela que indica o percentual da perda de carga, em 100m de tubulação, levando-se em consideração o seu diâmetro.

Resumindo: para diminuir a velocidade do fluido, mantendo a vazão, bastará aumentar o diâmetro da tubulação.




 




Tabela de Perda de Carga



Em breve... ou solicite por e-mail douglas@sobombas.com